American Flag

American Flag
READ IN ENGLISH

Wednesday, December 1, 2010

Uso Estético da toxina botulínica: complicações e reações adversas

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e é conhecida por ser extremamente neurotóxica. Ela produz uma denervação química e paralisia temporária dos músculos, e sua completa ação pode demorar até 2 semanas para se ter efeito após a injeção. A função muscular começa a retornar em aproximadamente três meses e normalmente é completa por volta de seis meses após o tratamento.
O produto é popularmente conhecido por um dos seus nomes comerciais, Botox ® ou Dysport ®, e é utilizado para procedimentos estéticos e terapêuticos diversos.



Indicações cosméticas:


Rugas e linhas de expressão faciais: região frontal (testa), periorbital (pés de galinha);
Rugas e linhas de expressão na glabela (espaço entre as sobrancelhas e acima do nariz);
Rugas nasais (“rugas de coelho")
Para aumentar a projeção da ponta nasal (através do bloqueio da ação do músculo depressor da ponta nasal e do septo do nariz)
Rugas periorais (ao redor da boca) e do músculo que abaixa os cantos da boca (Depressor do ângulo da boca)
Sulco nasogeniano/nasolabial (músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz): Apesar de amenizar o sulco nasolabial, o sorriso pode ser prejudicado, o que não é um resultado cosmético aceitável.
A maioria dos médicos abandonaram esse procedimento;
“Covinha” (depressão) no queixo (músculo mentoniano);
Rugas do pescoço (faixas verticais e linhas horizontais no pescoço – músculo platisma).

Efeitos colaterais/Reações Esperadas/Complicações (grifados em destaque):

Reações generalizadas: fadiga, dor de cabeça, náusea, mal estar, sintomas gripais, e reações alérgicas variadas (com erupções em locais distantes da injeção).

Complicações sistêmicas: O uso terapêutico em geral tem sido seguro e bem tolerado.
No entanto, há relatos de efeitos inesperados de injeções de toxina botulínica em músculos distantes ao local inicialmente injetado. Há alguns relatos raros de aumento de ansiedade, fraqueza generalizada e até botulismo, geralmente associados com uma condição neuromuscular preexistente.

Alterações locais e temporárias devido à injeção percutânea: dor, edema, vermelhidão na pele (eritema), hematomas (equimoses), dor de cabeça e dormência de curto prazo (hipoestesia). O desconforto pode ser diminuído pelo uso de anestésicos tópicos (EMLA ®) antes da injeção e com a utilização de agulhas de menor calibre. Compressas frias aplicadas imediatamente antes e após a injeção ajudam na redução do desconforto, assim como na redução do edema e vermelhidão (eritema) associados uma injeção. Equimose (hematoma) pode ser minimizada, evitando-se aspirina e anti-inflamatórios não esteroidais nos 7 a 10 dias que antecedem o tratamento com a toxina botulínica.

Sombrancelha: ptose (queda) da sombrancelha: para evitar essa alteração, devemos selecionar bem os pacientes ou injetar os músculos depressores da sombrancelha simultaneamente. Olhar de susto/de assustado ("Jack Nicholson look” – ver figura abaixo). Para se resolver essa alteração, deve-se Injetar pequenas quantidades de TXB nas fibras laterais do músculo frontal (na testa). Note-se que cerca de 90% da população tem algum grau de assimetria da região frontal (testa), mesmo antes do tratamento com toxina botulínica.


Glabela: a complicação mais comum é a ptose (queda) da pálpebra superior – ver figura abaixo – que ocorre de 48 horas até 7 a 10 dias após o tratamento, podendo persistir por até 2 a 4 semanas. O tratamento com colírios oftálmicos (agonistas α-adrenérgicos) (apraclonidina; fenilefrina), quando necessário (geralmente 3 vezes por dia), até a ptose desaparecer. Alguns autores acreditam que pacientes com cirurgias frontais prévias são mais propensos a desenvolver ptose da pálpebra superior.

Região Periorbital/”Pés de galinha”: As complicações relatadas nesta área são: hematoma (equimose), visão dupla (diplopia), ectrópio (queda e flacidez da porção lateral da pálpebra inferior, de modo que a face interna está exposta), e um sorriso assimétrico causado pela difusão da toxina no músculo zigomático maior ( músculo responsável pelo sorriso). Para evitar essas complicações, o médico deve manter pelo menos 1 cm de distância para fora da órbita ou 1,5 cm  de distância do canto lateral (do olho) e não injetar perto da margem inferior do osso zigomático (osso da bochecha). Se esses limites forem violados, o paciente pode se apresentar com visão dupla (diplopia), devido à migração medial da toxina botulínica e paralisia resultante do músculo reto lateral (dos olhos). Se a visão dupla (diplopia) ocorrer, cubra os olhos com uma tampão ocular para se obter alívio imediato, dado que a alteração é temporária. Se o paciente tiver excesso de pele abaixo dos olhos, a aplicação da toxina botulínica nessa região pode levar a um resultado indesejável, tornando esse excesso de pele mais aparente, devido ao enfraquecimento da musculatura periocular (orbicular). Ainda, as bolsas de gordura podem tornar-se mais aparentes, herniando através da a musculatura estar enfraquecida, levando a um pobre resultado estético. A toxina botulínica para as rugas periorbitais (pés de galinha), geralmente não suprimem a produção de lágrimas. No entanto, a diminuição da produção de lágrimas após a injeção de toxina botulínica para os pés de galinha é uma complicação possível e os pacientes devem ser avisados sobre o risco de olho seco e ceratite (inflamação da córnea por falta de lubrificação).

Rugas labiais (lábio superior): possíveis complicações no tratamento com toxina botulínica nessa região são: sorriso assimétrico, dificuldades na fala e gargarejo e incompetência oral, manifesta através de perda de saliva pela boca.
O tratamento do lábio superior pode resultar em achatamento do contorno labial secundária à atrofia do músculo orbicular da boca. Isto é facilmente corrigido através de  técnicas de preenchimento na borda dos lábios superiores usadas simultaneamente com a toxina botulínica.

Cantos dos lábios (Depressor do ângulo da boca): é preciso ser extrema cautela com a toxina botulínica perto da boca por causa do perigo de produzir incompetência oral (e perda de saliva) ou um sorriso assimétrico.

Músculo mentoniano (depressão no queixo): Injeção na área mentoniana pode facilmente produzir incompetência oral (e perda de saliva) e/ou um sorriso assimétrico.

Rugas do pescoço (faixas verticais e linhas horizontais no pescoço – músculo platisma): há relatos de utilização de grandes doses de toxina botulínica nessa região resultando em dificuldade para engolir (disfagia), quer devido à difusão da toxina nos músculos da deglutição ou da injeção direta no músculo esternocleidomastóideo (músculo lateral no pescoço). Três a quatro dias após a injeção, os pacientes irão notar o aparecimento de uma incapacidade moderada para engolir. Os pacientes devem ser encorajados a mudar sua dieta para alimentos líquidos e pastosos e devem ser reeducados sobre o efeito temporário da toxina botulínica e na melhora espontânea na deglutição. Meloclopramida (Plasil ®), estimula a motilidade do trato gastrointestinal e, às vezes, melhora a deglutição. Além de disfagia, outras complicações relatadas (principalmente com o tratamento das bandas verticais do platisma) incluem fraqueza dos músculos flexores do pescoço e mudanças na voz (rouquidão, perda da voz, mudança no tom da voz e dificuldade em dizer as palavras e com clareza) .

Outras complicações incomuns: gosto metálico após a injeção de toxina botulínica, Pseudoaneurisma (hematoma que se forma como resultado de um vazamento de uma artéria) do ramo frontal da artéria temporal superficial e granulomas no local das injeções.

Resistência à toxina botulínica:
Immunorresistência associada à toxina botulínica tem sido descrita como uma diminuição do efeito clínico da toxina, resultante da presença de anticorpos circulantes. Para minimizar a immunorresistência, é recomendado que as injeções de reforço sejas evitadas em um intervalo menor que três meses entre as injeções, que as doses totais sejam limitadas a menos de 100 U por sessão, e que a menor dose eficaz possível seja utilizada.

AVISO: As injeções de toxina botulínica não são recomendadas para gestantes, pessoas com alergia a ovo e pessoas com desordens neuromusculares.


POR FAVOR: na coluna da direita = LIKE ME and ADD ME on facebook and Twitter

Dr Presper Daher
CRM 113.299

Referências:

1. Keen M, Blitzer A, Aviv J, et al. Botulinum toxin A therapy for hyperkinetic facial lines: results of a double-blind, placebocontrolled study. Plast Reconstr Surg. 1994; 94:94–9.
2. Klein AW. Complications, Adverse Reactions, and Insights with the Use of Botulinum Toxin. Dermatol Surg 2003;29:549–556.
3. Saeliw P, Preechawai P, Aui-aree N. Evaluating the effects of ice application on patient comfort before and after botulinum toxin type A injections. J Med Assoc Thai. 2010 Oct;93(10):1200-4.
4. Prado AC, Andrades PR. Caution in Using Botox in Patients with Previous Frontal Surgery. Plast Reconstr Surg. 2002; 109(4):1472-1473.
5. Arat YO, Yen MT. Effect of botulinum toxin type a on tear production after treatment of lateral canthal rhytids. Ophthal Plast Reconstr Surg. 2007; 23(1):22-4.
6. Ferreita MC. Salles AG, Gimenez R, Soares MFD. Complications with the Use of Botulinum Toxin Type A in Facial Rejuvenation: Report of 8 Cases. Aesth Plast Surg. 2004; 28:441–444.
7. Northington ME, Huang CC. Dry eyes and superficial punctate keratitis: a complication of treatment of glabelar dynamic rhytides with botulinum exotoxin A. Dermatol Surg. 2004; 30(12):1515-7.
8. Matarasso SL: Complications of botulinum A exotoxin for hyperfunctional lines. Dermatol Surg. 1998; 24:1249–1254.
9. Garcia A, Fulton E: Cosmetic denervation of the muscles of facial expression with botulinum toxin.
Dermatol Surg. 1996; 22:39–43.
10. http://en.wikipedia.org/wiki/Botulinum_toxin#Side_effects
11. http://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM176360.pdf
12. Prado A, Fuentes P, Guerra C, Leniz P, Pamela W. Pseudoaneurysm of the Frontal Branch of the Superficial Temporal Artery. Plast Reconstr Surg. 2007; 117(6):2334-5.
13. Paloma V, Samper A. A Complication with the Aesthetic Use of Botox: Herniation of the Orbital Fat. Plast Reconstr Surg. 2001 Apr 15;107(5):1315.
14. Murray C, Solish N. Metallic Taste: An Unusual Reaction to Botulinum Toxin A. Dermatol Surg. 2003; 29:562–563.
15. Matarasso A, Christopher C. Botulinum Toxin. Plast Reconstr Surg. 2002; 115(5):62-65.

 

No comments:

Post a Comment