American Flag

American Flag
READ IN ENGLISH

Saturday, November 13, 2010

Cílios longos e mais volumosos: Verdade ou mito?

LATISSE® (bimatoprost - solução oftalmológica) 0,03% 


 

Latisse ® (produzida pela Allergan) é uma solução oftálmica que foi inicialmente desenvolvida em 2001 e sua indicada inicialmente para o tratamento de pacientes com hipertensão ocular/glaucoma (ver Lumigan®). Latisse® foi recentemente aprovado pelo FDA (em dezembro de 2008) para o crescimento dos cílios, tornando-os mais longos, volumosos e escuros e, quando indicado, ele também pode ser usado nas sobrancelhas (embora eu não tenha encontrado essa informação na bula do produto). Desde a sua aprovação, a Allergan vendeu mais de 1,5 milhões de garrafas de Latisse solução®.

Os resultados do Latisse® são visíveis após 16 semanas de tratamento, se aplicado corretamente na pele da pálpebra superior, na base dos cílios (exatamente na transição entre a pele da pálpebra superior e os cílios). O mesmo não é destinado a ser aplicado na pálpebra inferior, pois o constante contato com os olhos aumenta o risco de desenvolvimento de efeitos colaterais indesejados.

                                            

Os efeitos colaterais mais comuns após o uso de Latisse ® são uma sensação de coceira e/ou vermelhidão dos olhos, que foram relatados em aproximadamente 4% dos pacientes no trabalho científico feita pela Allergan (companhia que comercializa o produto). Outros efeitos colaterais menos comuns ocorrem perto de onde Latisse ® é aplicado. Estes incluem o escurecimento da pele, irritação e ressecamento dos olhos e vermelhidão das pálpebras.

Apesar da mudança de pigmentação da íris não ser relatada nos estudos clínicos iniciais com Latisse ®, as pacientes devem ser alertadas sobre o potencial de aumento PERMANENTE da pigmentação da íris (parte colorida dos olhos). Notar que, no trabalho científico publicado pela empresa, as pacientes utilizaram Latisse ® por apenas quatro meses, descontinuando o uso do mesmo após esse período). A pálpebra e os cílios podem tornar-se mais escuros também, mas essa reação parece ser reversível com a descontinuação do produto (mas demora semanas ou meses para voltar ao normal).

Notar também que o Latisse ® estimula o crescimento de pêlos em qualquer área onde entrar em contato, portanto as paciente devem evitar a aplicação do produto em áreas onde o crescimento de pêlos não é desejado, a não ser que você pretenda trabalhar como mulher barbada em algum circo
.

Se você tiver qualquer tipo de alterações oculares, tais como a inflamação intra-ocular, doença macular, etc, favor discutir os benefícios e riscos do uso de Latisse ® com seu médico. Latisse ® contém cloreto de benzalcónio, o qual pode ser absorvido pelas lentes de contato gelatinosas. Portanto as lentes de contato devem ser retiradas antes da aplicação da solução e pode ser reinseridas 15 minutos após sua administração.

Infelizmente, após o período de 16 semanas de tratamento, se você parar de usar o Latisse ®, os cílios voltarão gradualmente à sua aparência e comprimento originais.

Observação final: há apenas um trabalho científico realizado pela empresa que vende o Latisse ® que levou à liberação do mesmo junto ao FDA americano. 278 pessoas (grupo Latisse = 137, grupo controle = 141) foram incluídas no estudo e sujeitas a um período de tratamento de apenas 4 meses com Latisse ® (grupo Latisse) ou um veículo inerte/inativo (grupo controle). O tratamento foi interrompido após quatro meses em ambos os grupos. Portanto, os resultados e efeitos colaterais do Latisse ® a longo prazo ainda não são conhecidos.

Dr. Presper Daher
CRM 113.299
Referências:
http://www.latisse.com/
http://www.allergan.com/assets/pdf/latisse_pi.pdf
http://www.thefrisky.com/post/246-latisse-side-effects-even-scarier-than-we-thought/

No comments:

Post a Comment