American Flag

American Flag
READ IN ENGLISH

Wednesday, November 24, 2010

Tratamento Minimamente Invasivo para Rugas Faciais, Celulite e Cicatrizes

Eu acredito que a maioria das pessoas, mais cedo ou mais tarde, desejarão se livrar de algumas marcas criadas pela idade, como as rugas de expressão, ou cicatrizes criadas por acidentes diversos, ou mesmo a temida celulite, que aparece devido a inúmeras causas e que nem as celebridades conseguem escapar.

Existe um procedimento conhecido há algum tempo chamado Subcisão (do inglês Subcision), o qual se trata de um processo utilizado para o tratamento de cicatrizes profundas deixadas por doenças de pele (por exemplo cicatrizes profundas de acne), acidentes ou cirurgias, ou mesmo as rugas faciais de expressão causadas pelo avançar da idade. Essencialmente, o processo envolve a separação dos tecidos da pele na área afetada do tecido da cicatriz profunda, com a utilização de uma agulha comum de grosso calibre (não desenvolvida com essa finalidade, mas que pode ser utilizada para o procedimento). Isso permite que o sangue se acumule na área afetada, eventualmente nivelando a cicatriz profunda com o restante da área da pele, amenizando o efeito da cicatriz. O resultado pode ser melhorado se associado com um preenchimento à área tratada, como gordura, pequenas fatias de derme retiradas de outras áreas do corpo, preenchimentos com colágeno/ácido hialurônico, etc. Uma vez que a pele se estabilizou, tratamentos extras com laser, microdermoabrasão ou peeling químico podem ser utilizados para suavizar ainda mais o tecido cicatrizado.





                              Subcisão com agulha convencional

A inovação trazida recentemente vem a ser a introdução de um fio de 12 filamentos entrelaçados, conectados a uma agulha reta com ponta de diamante, desenvolvida especialmente para esse tipo de dissecção subcutânea. A ponta de diamante permite uma penetração suave e precisa na pele, simplificando o procedimento. O fio entrelaçado permite dissecção eficiente e controlada, liberando as conexões subcutâneas de rugas, sulcos, cicatrizes, e até planos subcutâneos de gordura e músculo, quando desejado.



                       Técnica utilizada ao redor de depressão de celulite







                           Técnica utilizada  nos Sulcos nasolabiais


Áreas potenciais a serem tratadas:

Rugas transversais na região frontal (testa);
Rugas pés de galinha;
Dobras nasolabial (sulcos profundos ao redor da boca);
Linhas verticais nos lábios;
Vinco curvilíneo entre o lábio inferior e o queixo;
Rugas profundas no pescoço;
Cicatrizes deprimidas de acne e outras cicatrizes ou irregularidades na pele (celulite).

Principal vantagem do processo: maior predictabilidade, com resultados mais previsíveis e consistentes. Variadas opções para a utilização do produto.

Principal desvantagem: O preço. O fio custa entre 50 e 70 dólares, mas no Brasil sairia por mais ou menos 150 a 200 reais, por causa de imposto de importação e lucro dos revendedores.

Eu ainda acho que vale a pena quando bem indicado.

Por favor, coloque o artigo no facebook, twitter ou deixe um comentário ou sugestões abaixo.

Dr. Presper Daher
CRM 113.299

Referências:

1. Gravier M. Wire subcision for complete release of depressions, subdermal attachments, and scars.  Aesthetic Surg J; Volume 26, Issue 4, Pages 387-394, 2006.
2. Sasaki GH. Comparison of Results of Wire Subcision. Performed alone, with fills, and/or with adjacent surgical procedures. Aesthetic Surg J; Volume 28, Issue6, Pages 619-626, 2008.
3. Han S, Hong YG. The inverted nipple: Its grading and surgical correction. Plast Reconstr Surg. 1999;104:389–395.
4. Lee MJ, DePoli PA, Casas LA. Aesthetic and predictable correction of the inverted nipple. Aesthetic Surg J; 23:353–356, 2003.
5. Orentreich DS, Orentreich N. Subcutaneous incisionless (subcision) surgery for the correction of depressed scars and wrinkles. Dermatol Surg;21:543–549, 1995.
6. Sulamanidze M, Salti G, Maschett M, Sulamanidze G. Wire scalpel for surgical correction of soft tissue contour defects by subcutaneous dissection. Dermatol Surg;108:1735–1750, 2000. 
7. www.diamondwire.com (Diamond Wire ®) 
8. www.microaire.com (Release wire ®)

1 comment:

  1. Fazer cirurgia já é ruim.Imagina ficar com a lembrança dela para sempre na pele.Hoje em dia,para evitar essas marcas desagradáveis,existem métodos minimamente invasivos,que além de deixar cicatrizes menores,tem uma recuperação mais rápida.Ouvi falar disse hoje,pela primeira vez,e achei muito interessante.Então para ajudar quem precisar de uma cirurgia,vou deixar uma dica.Vale a pena saber.

    http://bit.ly/bYoEdM

    ReplyDelete