American Flag

American Flag
READ IN ENGLISH

Saturday, November 20, 2010

LIPOASPIRAÇÃO

1) Definição

Lipoaspiração, também conhecida como lipoplastia ("modelagem de gordura"), lipectomia por sucção, lipoescultura, lipoaspiração por sucção, ou simplesmente lipo ("remoção de gordura assistida por sucção "), é a remoção cirúrgica do tecido adiposo localizado (gordura localizada) ou regional em excesso.

2) Indicações

Apesar de boa saúde e bom nível de aptidão física, alguns indivíduos podem ter um corpo com contornos desproporcionais devido à gordura localizada. Isso ocorre devido a características hereditárias ou familiares em vez de uma falta de controle de peso ou atividade física. A lipoaspiração não deve ser considerada como um tratamento para obesidade, emagrecimento ou um substituto para uma dieta adequada e exercício físico. No Brasil, o cirurgião pode retirar até 7% do peso corporal do paciente, por exemplo, 3,5 Kg de gordura de uma pessoa de 70 Kg, e assim por diante.

3) Técnicas

O procedimento dura em média de 2 a 3 horas, dependendo das áreas a serem tratadas e em quanta gordura existe em cada área. Lipoaspiração pode ser realizada tanto com o uso de anestesia geral, anestesia local mais sedação intravenosa, ou totalmente por anestesia local. As incisões são pequenas e podem ser suturadas ou deixadas sem suturas para a drenagem de fluidos.
As técnicas disponíveis são descritas abaixo:

a) Áreas do corpo onde a lipoaspiração pode ser realizada;
b) Quantidade de fluido infiltrado (Infiltração);
c) Mecanismo de lipoaspiração;
d) Superficial x Profunda.

a) Áreas do corpo onde a lipoaspiração pode ser realizada:

• Bochechas, queixo e pescoço
• Braços
• Mama ou região peitoral
• Abdômen
• Flancos (pneuzinhos)
• Quadris e Nádegas
• Região lateral das coxas (culotes)
• Região interna das coxas
• Região interna dos joelhos, região anterior dos joelhos
• Pernas e tornozelos
• Submentoniana (queixo/pescoço)
• Ginecomastia (tecido mamário masculino)

b) Quantidade de fluido infiltrado (Infiltração):


b.1) Lipoaspiração A seco (ou lipoaspiração seca)

O método a seco não utiliza qualquer infiltração de fluidos. Este método é raramente usado hoje em dia por causa da grande quantidade de perda de sangue quando comparado com outros métodos disponíveis. Alguns pacientes podem precisar de transfusão de sangue, dependendo do número de áreas tratadas e da quantidade aspirada (de gordura e sangue).

b.2) Lipoaspiração Úmida

Uma pequena quantidade de solução é infiltrada na área (entre 100 e 300 ml). A solução contém lidocaína como anestésico local, adrenalina para contrair os vasos sanguíneos e, assim, minimizar o sangramento, e uma solução salina (geralmente soro fisiológico). Essa solução ajuda a desprender as células de gordura e diminui o risco de equimoses (manchas roxas na pele) no pós-operatório.


b.3) Lipoaspiração SuperÚmida

Neste método, o volume infiltrado é igual ao volume de gordura que será removida (1 ml infiltrado para cada 1 ml aspirado). Esta é a técnica preferida por muitos cirurgiões plásticos para a lipoaspiração de grandes quantidades de gordura, porque é a que melhor equilibra a homeostase (equilíbrio metabólico) e potencial sobrecarga hídrica (como pode acontecer com a técnica tumescente).

b.3) Lipoaspiração Tumescente

O cirurgião infiltra grandes volumes de solução salina (mais lidocaína e adrenalina) diretamente na gordura a ser removida (2-3 ml infiltrado para cada 1 ml aspirado). Devido a um volume total potencialmente grande de anestésico local infiltrado nos tecidos, a toxicidade sistêmica da lidocaína é uma complicação temida, que deve ser considerada nos casos de maior volume. A perda de sangue tanto com a lipoaspiração super-úmida quanto com a técnica tumescente são significativamente menores do que com o método seco.

c) Mecanismo de lipoaspiração:

c.1) Lipoaspiração assistida por sucção (LAS) ou Lipoaspiração tradicional

Lipoaspiração assistida por sucção é o método tradicional de lipoaspiração e o primeiro a ser desenvolvido. Nesta abordagem, uma pequena cânula (tubo oco de aço inoxidável) é inserido através de uma pequena incisão e ligado a um dispositivo de vácuo (geralmente uma máquina, mas seringas também podem ser usadas para criar o vácuo). O cirurgião exerce um movimento para frente e para trás, cautelosamente entre as camadas de gordura, quebrando as células de gordura e aspirando-as para fora do corpo por meio de sucção. Existem vários tipos de cânulas que podem ser utilizadas e várias maneiras diferentes de realizar o procedimento, mas todos eles acabam levando a resultados semelhantes. 




c.2) Power Lipoaspiração (também chamada Vibrolipoaspiração)

Dispositivos para power lipoaspiração fazem uso da energia fornecida por um motor elétrico ou ar comprimido para produzir um rápido movimento de entrada e saída, ou uma rotação de giro em uma cânula de lipoaspiração em anexo. Este movimento mecanizado torna o procedimento mais fácil, pois o cirurgião não precisa fazer muitos movimentos manuais. Caso contrário, ele é semelhante ao da lipoaspiração tradicional. Alguns cirurgiões e a própria empresa que vende o produto (MicroAire ®) defendem melhores resultados com esse método, embora não haja evidência científica suficiente para sustentar essa afirmação. 


c.3) Lipoaspiração assistida por ultrassom

Na lipoaspiração assistida por ultrassom ou ultra-som, uma sonda de metal especializado ou uma pá de metal é usada para transmitir vibrações de ultra-som para a gordura subcutânea. Esta vibração rompe as paredes das células de gordura, emulsionando a gordura (ou seja, liquefazendo-a), tornando-a líquida e, portanto, mais fácil de ser aspirada. A lipoaspiração assistida por ultrassom é uma boa opção para áreas fibrosas, como a parte superior das costas ou no tecido mamário masculino. O procedimento demora mais do que a lipoaspiração tradicional, porque depois do uso do ultrassom, ainda é necessário realizar a lipoaspiração tradicional para remover a gordura liquefeita/líquida. A perda de sangue é muito pequena. Esse método apresenta um maior risco de formação de seromas (bolsões de líquido), que podem ter que ser drenados com uma agulha, e necrose de pele (lesão tecidual levando à morte e perda de pele). O aparelho Vaser ®, também conhecido como LipoSelection ®, é um dos mais populares dispositivos de ultrassom utilizados atualmente.


Vaser

c.4) Lipoaspiração à Laser

Laser lipoaspiração ou lipoaspiração à laser utiliza a energia térmica e fotomecânica do laser para afetar a lipólise(quebra das células de gordura). A adição de um laser para lipoaspiração tradicional, possivelmente aumenta a retração da pele e os efeitos de coagulação dos tecidos. Acredita-se que este procedimento oferece algumas vantagens, como menor incisão com cicatrizes menores, menos dor, cicatrização mais rápida e menos trauma aos tecidos. No entanto, a eficácia da técnica em oposição à lipoaspiração tradicional ainda está sendo discutida, devido à falta de estudos científicos comprovando sua eficácia e resultados. Há um número de empresas que desenvolveram inúmeros lasers para lipoaspiração, como se segue: SmartLipo ®, CoolLipo ®, ProLipo Plus ®, LipoLite ®, LipoTherme ®, LipoControl ®, SlimLipo ®.



Laser Lipo

c.5) Lipoaspiração assistida por cânulas gêmeas

A lipoaspiração assistida por cânulas gêmeas usa um tubo dentro de outro tubo, ou seja um par de cânulas especializadas, de modo que a cânula que aspira a gordura, não tem impacto sobre o tecido do paciente e articulações do cirurgião (ver vídeo – LINK abaixo). (Airbrush Liposculptor ®). Uma boa vantagem seria para prevenir a fatiga no cirurgião, apesar de os resultados serem provavelmente  semelhantes à lipoaspiração tradicional.

c.6) Lipoaspiração Waterjet ou waterjet lipo

A lipoaspiração assistida por jato de água (waterjet lipo) foi desenvolvida pela empresa alemã Humanmed em conjunto com o cirurgiões plásticos alemães, com o objetivo de melhorar os resultados da cirurgia, obter maior segurança durante o procedimento e melhorar a recuperação pós-operatória. O Body Jet (nome da máquina) tem sido utilizado desde 2004 mas só recentemente foi aprovado na para uso nos Estados Unidos e Brasil. Ese método utiliza um feixe de água fina em forma de leque, que quebra a estrutura do tecido adiposo, de modo que possa ser removido por uma cânula especial. Durante a lipoaspiração, a água é continuamente adicionada e, quase imediatamente, aspirada através da mesma cânula. Acredita-se que os vasos sanguíneos são mantidos intactos, portanto, menos hematomas e inchaço devem ser esperados com esse método. A utilidade desta tecnologia ainda está em estudo e atualmente não é amplamente utilizada.
Quando eu ainda era um residente do Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto e Dr. Osvaldo Saldanha em 2008, um cirurgião plástico alemão veio para o Brasil e realizou um procedimento demonstrativo em uma paciente e eu tive o privilégio de participar como seu assistente. O procedimento foi um pouco confuso devido ao grande volume infiltrado. Os resultados foram semelhantes aos de qualquer tipo de lipoaspiração descrito anteriormente neste artigo.

c.7) Lipoaspiração assistida por ultrassom externo (ou Hidrolipoclasia/HLPA)

Na lipoaspiração assistida por ultrassom externo, a energia ultra-sônica é aplicada fora do corpo, através da pele. Em seguida, o cirurgião precisa utilizar o método tradicional para aspirar a gordura. No momento, no entanto, não é amplamente utilizada e os estudos quanto à sua eficácia não são conclusivos. Também tem sido utilizada como uma técnica não-invasiva para emulsionar os depósitos de gordura sem cirurgia.

d) Lipoaspiração Superficial x Profunda:


A maioria das áreas do nosso corpo tem duas distintas camadas de gordura: superficial e profunda. A lipoaspiração é baseada principalmente na remoção de tecido gorduroso das camadas mais profundas. A lipoaspiração superficial é principalmente utilizada para se obter uma camada mais fina de gordura com retração mais pronunciada da pele, bem como para melhorar os resultados cosméticos em áreas específicas, por exemplo, o abdômen e pescoço. Note que a lipoaspiração superficial deve ser evitada em certas áreas, como culotes, devido ao aumento do risco de irregularidades e agravamento da celulite existentes antes da cirurgia. Se exagerada, a lipoaspiração superficial pode conduzir a irregularidades de contorno e retração excessiva da pele.
Excesso de lipoaspiração superficial = irregularidades

4) Inovações

Gravura Abdominal (“Abdominal Etching”): a gravura abdominal, ou do inglês “Abdominal Etching”, é um procedimento de cirurgia plástica que utiliza uma cânula especial para contornar e dar forma à gordura abdominal. O procedimento remove seletivamente uma pequena quantidade de gordura ao redor dos contornos musculares naturais do paciente e, com isso, ajuda a desenhar e esculpir o abdômen para criar um contorno mais atlético (o famoso abdômen tanquinho).

5) Combinado com outros procedimentos


A lipoaspiração pode funcionar como adjuvante, utilzada em conjunto com outros procedimentos, tais como ritidoplastia (lifting facial), mastopexia (elevação da mama), abdominoplastia, lifting de coxa, entre outros. Além disso, a gordura pode também ser utilizada como um preenchimento natural. Este é por vezes referido como "transferência de gordura autóloga (ou lipoenxertia)" e, em geral, para esses procedimentos, a gordura é removida de uma área do corpo do paciente, preparada, e então re-injetada em uma outra área do corpo onde o contorno é desejado, por exemplo, para reduzir ou eliminar rugas da face.
Algumas cânulas especiais podem ser utilizadas sem aspiração para o tratamento de celulite nas coxas, quadris e nádegas.

6) Recuperação (brevemente discutida aqui)

Dependendo da extensão da lipoaspiração, o paciente geralmente é capaz de voltar a trabalhar entre dois a dez dias. A cinta compressiva e ataduras são usados durante semanas a meses. É comum acontecer temporariamente após a cirurgia: hematomas, dor, inchaço (controlada por medicamentos prescritos), dormência e cicatrizes aparentes. Estes vão desaparecer com o passar do tempo.
As complicações mais comuns são: pequenas irregularidades de contorno e insuficiente remoção de gordura.

ARTIGO Será no próximo alternativas não-cirúrgicas para LIPOASPIRAÇÃO

Dr. Presper Daher
CRM 113.299

Referências 
  1. Mark Laurence Jewell. Lipoplasty. In: M. Eisenmann-Klein, Constance Neuhann-Lorenz, eds. Innovations in Plastic and Aesthetic Surgery. Springer, Berlin Germany; 2006:439-444
  2. De Souza Pinto et al. Liposuction and VASER. Ibid, 108-110
  3. Information from the US Food and Drug Administration
  4. http://seattletimes.nwsource.com/html/living/2008109157_undergarment13.html. 
  5. www.liposuction.com
  6. http://en.wikipedia.org/wiki/Liposuction
  7. Lee Y, Hong JJ, Bang C. Dual-Plane Lipoplasty for the Superficial and Deep Layers. Plastic and Reconstructive Surgery. Volume 104(6), pp 1877-1884, 1999.
  8. Johnson D, Cormack GC, Abrahams P, Dixon A. Computed Tomographic Observations on Subcutaneous Fat: Implications for Liposuction. Plastic and Reconstructive Surgery. Volume 97(2), pp 387-396, 1996.
  9.  De Souza Pinto EB, Erazo I, Prado Filho FS, et al. Superficial liposuction. Aesthetic Plastic Surgery.
    Volume 20: p 111, 1996.
  10.  Gasparotti M, Lewis CM, Toledo LS. Superficial Liposculpture: Manual of Technique. New York: Springer-Verlag, 1993.


No comments:

Post a Comment